A atualização de aplicativo é simples, rápida e fácil de fazer, mas mesmo assim costuma gerar dúvidas nos proprietários de smartphones, que muitas vezes preferem deixar o download para depois.

WhatsApp, Facebook, Spotify, Telegram, Waze, Uber e Netflix são alguns dos apps mais baixados do Brasil. Quem tem esses programas instalados no celular já recebeu várias notificações sobre novas versões disponíveis e provavelmente pensou duas vezes antes de confirmar o upgrade.

Atualizar os aplicativos é realmente necessário? Antes de dar uma resposta para essa pergunta precisamos analisar alguns fatores. Confira!

Quando uma atualização é necessária?

Há aplicativos para as mais variadas finalidades e, consequentemente, atualizações com diferentes objetivos. De maneira geral, os apps de segurança, como os antivírus, devem ser atualizados sempre, uma vez que as novas versões proporcionam maior proteção e ajudam a conservar o celular (em relação ao software).

O mesmo vale para aplicativos de manutenção do sistema, apps de bancos e cartão de crédito, programas que realizam backups e os navegadores. Todos esses são softwares pelos quais passam dados de grande relevância.

A atualização também é essencial para os apps de categorias diferentes das citadas acima, quando acontece com o objetivo de fechar brechas que podem ser aproveitadas para o roubo de dados.

Se o aplicativo do Facebook tem alguma falha de segurança, por exemplo, e recebe uma atualização para corrigi-la, é recomendável baixá-la imediatamente, mesmo ele não estando entre os programas prioritários.

Posso adiar a atualização?

Atualizar aplicativos consome muita memória do celular, o que pode se transformar em problema com o passar do tempo, caso a capacidade interna de armazenamento seja reduzida.

Além disso, algumas atualizações costumam retirar determinadas funções e deixar o celular lento, por consumir mais processamento do sistema. Diante dessas situações, muitos proprietários acabam escolhendo adiar as atualizações.

Se a versão atual do app atende às suas necessidades, o programa em questão não faz parte da lista prioritária e o celular tem pouco espaço disponível para armazenamento, vale a pena considerar deixar o upgrade para depois.

Porém, antes de tomar essa decisão mais radical, procure saber os motivos da atualização, o que ela traz de novidades e leia as opiniões de quem já testou (tudo isso pode ser conferido na loja de apps do seu smartphone).

Quais as vantagens de atualizar sempre?

Alguns dos benefícios de baixar todas as atualizações são:

  • correção de falhas e bugs;
  • reforço na segurança;
  • chegada de novos recursos;
  • possibilidade de melhorias no desempenho.

No caso da atualização do sistema operacional (Android ou iOS), o smartphone pode ganhar novas funcionalidades, uma interface diferente e passar a ser compatível com um maior número de apps e games, principalmente os mais novos.

E as desvantagens?

Nem sempre as novas versões trazem melhorias, como já dissemos. Em alguns casos, o app fica pior e derruba o desempenho do celular. Com mais funções e a exigência de maior processamento do sistema, quem também pode sofrer é a bateria, cuja autonomia diminui bastante, especialmente na utilização constante de apps de música.

Para quem atualiza o celular frequentemente e precisa evitar os problemas com a duração da bateria, uma solução interessante está nos carregadores portáteis da Energy2Go, que ajudam a garantir energia nos momentos de maior necessidade e quando não há tomadas por perto.

Conforme vimos, baixar novas versões de seus apps é recomendável, por corrigir vulnerabilidades e melhorar a segurança, mas o update também pode ser ruim, além de ocupar muita memória. Dessa forma, o usuário deve decidir quando atualizar levando em conta as especificações do smartphone e as suas necessidades.

Curtiu as dicas e informações sobre a atualização de aplicativo? Então continue a visita ao nosso blog e leia agora mesmo o nosso artigo sobre carregadores portáteis para iPhone, que traz importantes esclarecimentos a respeito do uso de powerbanks compatíveis com o smartphone da Apple!