Já teve dúvidas na hora de escolher um smartphone? O momento de decidir qual aparelho você deve comprar pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Celulares muitas vezes são um grande investimento e ninguém quer fazer uma escolha errada e depois se arrepender não é mesmo?

Mas não se preocupe, nesse post levantaremos os pontos mais importantes que você não pode deixar de avaliar na hora de fazer essa compra. Acompanhe nossas dicas!

Configurações de memória

Uma das características mais importantes de um smartphone é a memória. Se você tem o hábito de usar várias funções do seu celular ao mesmo tempo, saiba que a quantidade de memória RAM influencia diretamente nisso.

Aparelhos com mais memória RAM e um bom poder de processamento tem uma performance melhor para rodar diversos aplicativos simultaneamente. Afinal de contas ninguém gosta que o celular fique travando o tempo todo, não é mesmo?

Versão do celular

Provavelmente você deseja adquirir um smartphone e ficar com ele por algum tempo. Por isso é importante saber que os aparelhos lançados no mercado costumam ter uma vida útil de cerca de 2 anos. Então, evite comprar versões muito antigas.

É comum que depois de alguns anos do lançamento de um modelo, o fabricante deixe de enviar atualizações para o sistema operacional e até mesmo as próprias configurações de hardware já não acompanham o desenvolvimento dos aplicativos.

Resolução e qualidade da câmera

Com o aprimoramento da tecnologia dos celulares, ficou mais fácil e prático registrar momentos importantes. Por isso, os smartphones têm se tornado um dos dispositivos mais utilizados quando o assunto é fotografia.

Analise a qualidade da câmera frontal e traseira e lembre-se que não é apenas a quantidade de megapixels que importa. Verifique as funcionalidades disponíveis no aplicativo da câmera, principalmente as manuais como controle de ISO e velocidade do obturador, assim você vai ter mais autonomia na hora de tirar as suas fotos.

Bateria

Seu celular já te deixou na mão? Aparelhos com baterias que acabam muito rápido podem ser um grande incômodo para muitos usuários. Por isso pesquise previamente qual é o tempo médio de duração da bateria do aparelho que você deseja comprar.

Considere também ter um carregador portátil, essa é uma ótima maneira de estar sempre conectado e compartilhando os momentos mais especiais com seus amigos.

Sistema Operacional

Outra característica que faz diferença na hora de escolher um smartphone é o sistema operacional. As principais opções disponíveis são Android, iOS e Windows Phone, os três apresentam um bom desempenho e têm interfaces bastante intuitivas.

Se você pretende para usar um aplicativo específico, vale a pena checar para qual sistema ele está disponível, ou se existem outras alternativas. Cada usuário tende a se adaptar melhor a um determinado sistema, então a dica é ir a uma loja e experimentar até descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil.

Lembre-se que a melhor escolha depende das suas necessidades, então avalie isso antes de tomar a sua decisão. Separe umas três opções e faça uma comparação entre elas levando em conta os pontos que indicamos aqui. Agora que você já sabe como escolher um smartphone e tê-lo sempre à mão para registrar momentos especiais, que tal conferir essas dicas para curtir ainda mais os encontros com seus amigos?