Se a bateria do seu celular descarrega rápido, é possível que você esteja contribuindo para que seu celular gaste energia com mais rapidez. Isso acontece porque os aparelhos têm funcionalidades que, em sua maioria, exigem mais energia. 

No entanto, a boa notícia é que possível configurar seu aparelho para que a bateria dure mais tempo e não corra o risco de deixar você na mão.

Quer saber como? Então, continue esta leitura!

Como funciona uma bateria de celular

Para entender o desgaste da bateria de um celular, é importante saber como ela funciona e do que ela é feita. Ao contrário das fabricadas há alguns anos, as de hoje em dia são, em sua maioria, feitas de lítio.

Isso confere a elas maior capacidade de produzir tensão e oferecer uma boa velocidade de carregamento. Medidas em miliampere por hora (mAh), esse tipo de bateria reverte o fluxo de elétrons negativos para positivos, fazendo com que a energia elétrica seja dirigida para o suporte de lítio.

Sendo assim, quanto mais miliamperes, maior capacidade de armazenar energia ela tem.

Fatores que levam a bateria a descarregar rápido

Brilho da tela

O brilho da tela é um dos maiores vilões das baterias. O ideal é diminui-lo o máximo possível, de modo que ele desempenhe sua função sem consumir muita energia.

Da mesma forma, diminua o tempo de bloqueio de tela — que é o tempo que o celular leva para escurecer depois que você termina de usar.

Conexão constante

É cômodo estar o tempo todo conectado. Mas, se você pretende economizar bateria, conecte seu smartphone apenas quando for utilizar a internet e os aplicativos que precisam dela.

Vale ressaltar que não é apenas o Wifi que gasta energia. A utilização dos pacotes de dados — 2G, 3G e 4G — e o GPS também contribuem para que a bateria acabe rapidamente.

Bluetooth ligado

Assim como as redes citadas acima, desligar o bluetooth ajuda a conter a energia. No entanto, isso não garante que ela dure mais tempo. Mas, se você não está usando essa funcionalidade, desligue-a para ter mais algumas horas de bateria.

Aplicativos em segundo plano

Cuidado com os aplicativos, pois alguns deles permanecem abertos mesmo quando você não os está usando. Eles ficam escondidos, como se estivessem minimizados, e levam boa parte da energia do celular embora. Sendo assim, verifique quais são esses aplicativos e desabilite-os.

Dicas para aumentar a vida útil da bateria

Agora que você conheceu alguns dos maiores vilões das baterias de celular, confira algumas dicas simples que vão aumentar a vida útil delas:

  • não deixe o celular descarregar completamente;
  • retire a capa na hora de carregar, pois a maioria delas favorece o superaquecimento;
  • não deixe o celular no carro;
  • livre-se dos aplicativos que não usa mais;
  • desligue o smartphone na hora de dormir;
  • use o modo vibração com moderação;
  • prefira o carregador portátil.

Como você pode observar, o celular descarrega rápido devido à falta de alguns cuidados. Agora, basta seguir as dicas que citamos ao longo do texto para garantir maior tempo com o celular ligado.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos!