Se existe um aspecto que tem poder de agregar valor a um smartphone hoje em dia é a qualidade de sua câmera, não é verdade? Sabendo que os usuários procuram dispositivos móveis com câmeras cada vez mais robustas, os fabricantes têm investido significativamente nesse tipo de tecnologia.

Embora as diferenças entre uma câmera profissional e a câmera de um celular sejam notáveis, não significa que um smartphone não pode tirar ótimas fotos. Basta ser criativo, aplicar alguns conceitos de iluminação, enquadramento e conhecer o aparelho que se tem em mãos.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos algumas dicas para tirar fotos de celular com qualidade profissional. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Priorize a estabilidade do posicionamento do aparelho

Dotados com sensores extremamente sensíveis e sem a capacidade de ajustar a velocidade do obturador, os smartphones modernos necessitam de muito cuidado na hora de tirar fotos, pois o menor movimento na hora de fotografar pode resultar em fotos tremidas e desfocadas.

O que deve ser feito é segurar o celular com as duas mãos bem firmes, tentar apoiar-se em alguma estrutura e prender a respiração por alguns segundos antes de clicar no botão de fotografar, evitando assim qualquer possibilidade de tremer enquanto a imagem é registrada.

Vale ressaltar, ainda, que existem acessórios específicos para estabilizar o posicionamento do celular, como os tripés de câmera.

2. Aposte em enquadramentos e ângulos diferentes

Independentemente de você fotografar um objeto, pessoa ou paisagem, o fato é que o enquadramento e o ângulo da imagem são fatores que devem ser priorizados para se obter ótimas fotos de celular.

Portanto, os desenvolvedores dos smartphones modernos criam recursos e aplicativos que podem auxiliar o usuário a enquadrar melhor as imagens que deseja fotografar, utilizando grades na tela que permitem que a cena seja visualizada por meio de divisões em quadros.

Além de fazer com que seja mais fácil medir as proporções dos objetos, é possível enquadrá-los no centro da foto.

Para obter enquadramentos de qualidade tente explorar variados ângulos, em vez de se limitar a fotografar apenas na altura dos olhos. Fotografe próximo ao chão, do alto de uma escada ou de cima de uma varanda. A criatividade é o seu limite.

3. Conheça as funções da câmera

Como um usuário assíduo de novas tecnologias e um fotografo experimental, é seu dever explorar todas as funções da câmera de seu smartphone, correto? Além disso, procure por aplicativos e recursos e não tenha medo de testá-los. Afinal, habilidade e experiência são adquiridas com muito treino e dedicação.

Tire fotos de um mesmo objeto em diferentes condições de iluminação, ou de uma mesma pessoa, mas em variados ângulos. A ideia é obter vários resultados com as ferramentas que seu celular pode proporcionar.

Lembrando que uma mesma foto pode apresentar uma infinidade de resultados, a partir do momento que o aparelho permite editar aspectos como:

  • sombras;
  • contrastes;
  • saturação;
  • brilho;
  • nitidez.

Além de aplicar filtros e realizar cortes na imagem.

4. Seja criativo

Para finalizar, é importante dizer que, quando se pretende tirar fotos de celular, técnica e conhecimento são aspectos importantes, mas a criatividade é um fator indispensável em todo o processo.

Antes de sair para fotografar, faça um bom planejamento, pesquise por novas referências, inspire-se em fotógrafos que você admira e tente ter ideias diferentes. Por exemplo, a brasileira Luisa Dörr inovou ao fotografar as 46 mulheres mais influentes dos EUA para a revista Time, com um iPhone, provando que é possível tirar fotos de celular com qualidade profissional.

Agora que você já conhece as melhores práticas para tirar fotos de celular com qualidade profissional, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos exclusivos!