Bons momentos ficam para sempre gravados em nossa memória. Mas por que não registrá-los também por meio do nosso celular? Shows, eventos e festivais pedem fotos, porém, é preciso ter alguns cuidados especiais com o smartphone nesses locais.

De forma alguma estamos sugerindo que você deixe o seu aparelho em casa: nosso objetivo é dar dicas para que você aproveite ao máximo o evento e consiga fazer belas fotos sem imprevistos ou constrangimentos.

Veja nossas sugestões de cuidados com o smartphone nessas ocasiões:

1. Previna-se de furtos

Estamos expostos ao risco de assaltos o tempo todo. Uma quantidade inimaginável de carros, celulares e cartões bancários são roubados diariamente por bandidos armados.

Além disso, o simples fato de entrar em um ônibus cheio com o celular no bolso nos coloca diante de um outro risco: o furto. Em meio a uma plateia lotada, então, esse risco é ainda maior: há pessoas que vão a esses lugares exclusivamente para furtar aparelhos eletrônicos.

Mas não se desespere! Existem algumas pequenas atitudes que podem ajudá-lo a se tornar menos suscetível a esse tipo de ocorrência.

Evitar levar o celular no bolso traseiro é fundamental. Ladrões gostam de presas fáceis, portanto, se o seu aparelho estiver no bolso da frente ou em uma doleira ou pochete presa ao seu corpo, eles podem desistir de você. Também evite beber demais, pois o álcool diminui sua capacidade de percepção.

Se alguém esbarrar em você, fique atento! Trata-se de uma outra tática para pegar o aparelho sem que você perceba. No caminho, evite andar sozinho e prefira ruas mais movimentadas, ainda que o trajeto se torne mais longo.

2. Proteja o seu aparelho da chuva

Já imaginou ser pego de surpresa por uma chuva? Algumas gotas de água são suficientes para que seu aparelho pare de funcionar, sendo assim, evitá-las ainda é o melhor a ser feito.

Existem capas plásticas específicas, totalmente fechadas, que servem para proteger o celular do contato com a água. Ainda que você fique encharcado, o seu aparelho se manterá sequinho. Vale também envolvê-lo em filme plástico: o efeito será o mesmo.

3. Cuidado para não derrubar o seu smartphone

A aglomeração de pessoas e o empurra-empurra para tirar fotos aumentam o risco de que o seu aparelho vá direto ao chão. Para evitar danos maiores caso isso aconteça, prefira capinhas emborrachadas, que amortecem o impacto da queda.

4. Mantenha a bateria carregada

Apesar de todas as vantagens proporcionadas pelos smartphones, as baterias de baixíssima duração ainda são uma realidade.

Além de, obviamente, carregar seu aparelho antes de sair, nossa orientação é manter aplicativos ou até mesmo o sinal de internet desligados pelo maior tempo possível.

Você pode conectar-se periodicamente para ver se há mensagens ou postar alguma coisa e desligar em seguida. Se perceber que o aparelho continua descarregando rápido demais, você pode deixá-lo no modo avião, o que permite uma grande economia de energia.

Caso seja necessário manter-se constantemente conectado, um power bank pode ser a melhor solução.

Gostou das nossas dicas de cuidados com o smartphone durante eventos? Assine nossa newsletter e continue por dentro das novidades!